terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Uma tarde de domingo no Templo Budista





Domingo, 5 de fevereiro 


O Templo foi inaugurado por Venerável Geshe Kelsang Gyatso, Guia Espiritual da Nova Tradição Kadampa em 22 de outubro de 2010. 


Eu estava presente neste dia. Uma emoção muito grande. Mais de 4500 pessoas, vindas de todas as partes do mundo, puderam presenciar esse momento tão especial e significativo.



Confesso que eu estava especialmente emocionada por ver algumas peças   que fiz para este evento sendo observadas atentamente por todos e principalmente pelo Kelsang Gyatso.


Esta foto foi feita no dia da inauguração após a cerimônia de benção da mesa de oferendas pelo próprio Geshe-la.


Detalhe da Flor de Lótus. Fiz em porcelana com 21 pétalas, em homenagem às 21 manifestações de Tara.



Uma travessa em formato de pétala em massa cerâmica marfim.



Ainda me lembro deste dia em que carreguei o forno com as folhas de vitória régia. Foram 20 dias de secagem lenta para evitar trincas. 
Depois mais 10 horas de queima. Deu tudo certo! 




Na tarde deste domingo fomos eu, Nina e Anselmo visitar o Templo. 
Fazia um ano e três meses que eu não entrava lá. A última vez que fui tinha sido em 8 de novembro de 2010 numa Prece (Puja) dedicada à Tara Verde, a manifestação feminina dos Budas. Todo dia 8 de cada mês, às 20h, é feita esta prece. O Templo é lindíssimo à noite. Foi maravilhoso. Estava eu lá no meio de seis monjes e uma voluntária do Templo. 

Com grande alegria recebi no início do mês um telefonema da Monja Jangyal para uma encomenda de peças para compor a nova loja do Templo já pensando no Retiro no Carnaval. Aproveitei para rever o lugar, receber o carinho de todos, especialmente os Monjes tão atenciosos. 
As flores e folhas agora fazem parte do altar. Fiquei muito feliz ao rever as peças.

Em seus ensinamentos, o professor residente Monje Odro  falou sobre a diferença que existe entre a inteligência e a sabedoria e de como precisamos evitar pensamentos negativos.


Meditar em silêncio ouvindo somente o som  dos pássaros 
e sentindo uma suave brisa no rosto. 
Isso faz um bem...

Uma volta pelo Templo explicando alguns dos muitos detalhes
 e significados do budismo.

Aqui a Mandala de Heruca, milhões de pequenas imagens 
que representam toda a nossa evolução espiritual.


O trono do Geshe Kelsang Gyatso. Seu lugar esta sempre reservado. 
Assim ele esta presente entre todos.



O teto é maravilhoso. A roda represente o Dharma, a bíblia dos budistas, que contem todos os ensinamentos.


Cada fileira de vidro é de um tom diferente. Tudo tem seu significado.


O altar, com todos os Budas


Eu "namorei" o Budismo por alguns meses. Hoje somos somente amigos.
É sempre muito bom estar aqui. 
Independente da religião que temos (ou não temos!)



Muitas oferendas: geleias, chocolates, água, frutas.



Continuo gostando das peças, porem agora sinto que elas tem um traço duro e marcante demais. 
Com certeza reflexo de um ano difícil para mim. Ter conseguido fazer esse trabalho naquele ano tão conturbado significou muito.
Enfim...estava escrito.



Buda Shakyamuni, um mestre


Saiba mais sobre esse lugar tão especial no seguinte link


http://budismokadampa.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário