segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O Violão do Brasil com Tatangelo


Em comemoração aos 90 anos da Semana de Arte Moderna o Museu da Música de Itu promoveu uma noite especial com o violonista José Tatangelo. A apresentação foi no auditório do Sincomércio na noite de 24 de fevereiro, sexta-feira passada.

O violonista e professor José Tatangelo, natural da cidade de Salto, é um dos maiores intérpretes de violão da região. Estudou em Tatuí e foi aluno de Francisco Araujo e Célia Trettel. Atualmente integra o grupo Serenoso.

Na abertura , algumas palavras  do Professor e Maestro Luiz Roberto de Francisco juntamente com a Sra. Maria de Lourdes Sioli, ambos do Museu da Música, colaboradores e divulgadores incansáveis da Cultura da cidade de Itu.

Dra. Maria Lúcia Caselli, do Instituto Cultural de Itu, interpretou algumas poesias de escritores da época da Semana de Arte de 1922: Mario de Andrade, Manuel Bandeira, Drummond entre outros.



A professora e escritora Durce Gonçalves Sanches declamou, com seu sotaque e simpatia habituais,  vários  poemas do irreverente Mario de Andrade: "Ode ao Burguês" e " A religião"




Tatangelo emocionou a platéia ao se apresentar com o recital "O violão no Brasil" interpretando Villa Lobos, Baden Power, Paulinho Nogueira, Garoto,  músicas de  seresta de Dilermando Reis (a doce e linda "Abismo de Rosas")  , canções inesquecíveis da Era do Rádio até a  famosa abertura da novela O Bem Amado tão conhecida no violão de Toquinho.




Muito bonita a canção "Quando havia Sertão" de seu mestre  o violonista Francisco Araujo




 Tatangelo recebe das mãos da minha querida amiga Maria Eliza Chierighini um exemplar do Livro Memória de Itu.


E para finalizar, na hora do bis: nada mais, nada menos que 
Here comes to sun de George Harrison
Foi simplesmente fantástico. 

Deixo aqui dois vídeos (garimpados no YouTube) para você que perdeu esta noite incrível
Se você este lá, vale a pena relembrar:


primeiramente uma Seleção de Bossa Nova por Tatangelo






...e para terminar, George Harrison com a belíssima 
Here comes the sun.

(Ponha reparo: Phil Collins na bateria. Um arraso!!!)


Maravilhoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário