quarta-feira, 25 de abril de 2012

Visita ao Projeto Oficina Escola de Santana de Parnaíba

Há muito tempo não visitava Santana. Passei muitos bons momentos de minha infância nesta região. Ainda me lembro dos irmãos de minha avó paterna que moravam na cidade: familia Frediani. 
A cidade esta muito linda e super movimentada. Uma grata surpresa!
O motivo da visita é que fui conhecer o POEAO de Santana que mantém convênio com nossa Oficina Escola daqui de Itu da qual sou coordenadora da Área de Cerâmica.

O Projeto Oficina Escola de Santana de Parnaíba teve início no ano de 1999 visando capaciatar adolescentes para a área  de construção civil com especialização em restauro.
   
Educação e Cidadania: mais do que ensinar um ofício, o maior papel do POEAO é atuar diretamente no resgate da cidadania de jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Fachada da casa da Rua Suzana Dias, centro de Santana, sendo restaurada pelos alunos. Mais de 70 jovens estudam e trabalham  no Projeto.
 
Conhecendo a Oficina Lúdica.
À  esqueda na foto Douglas, o aprendiz que virou Mestre e à direita Turinã o coordenador do Projeto de Santana.

 Ferramentaria

 Oficina de Arquitetura de Terra
Aqui parede de Adobe.

 Parede de Pau à pique
 Taipa de pilão


Marcenaria

Fiquei tão empolgada com o pessoal e as atividades que fiz poucas imagens.
Vou voltar lá em junho, para fotografar a festa de Corpus Christi e prometo mais imagens das construções restauradas, atividades dos mestres e alunos e das instalação do Projeto.

Mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário