quinta-feira, 5 de abril de 2018

Casa Caselli - Itu



 O imóvel localizado no cruzamento da Rua Paula Souza com a Praça Dom Pedro I, hoje denominado de Casa Caselli ou Casa Imperial, foi originalmente encomendado por Francisco de Paula Souza e Mello. O projeto de reconstrução é assinado pelo construtor Eng Antônio Francisco de Paula Souza.

Em 13 de novembro de 1884, quando o imóvel já era de propriedade do fazendeiro Carlos Augusto Pereira Mendes, recebe a visita da família imperial brasileira. Na ocasião, a Princesa Isabel Leopoldina Augusta, filha de D. Pedro II e herdeira do trono imperial, participa de um almoço no local, acompanhada de seu marido Luis Filipe Maria Fernando Gastão de Orleans (Conde D'Eu) e dos filhos D. Pedro, D. Luis e D. Antonio.

Por essa razão o solar ficou conhecido como Casa Imperial. Restaurado e conservado pela Família Caselli,  é um dos marcos significativos das antigas construções de Itu.

Em 1968, quando o Sr. Sebastião Gomes Caselli, produtor de café, decidiu fixar residência na área central da cidade, recebeu uma oferta para adquirir a casa decidindo,  a pedido de sua esposa, Sra. Maria Lucia, restaurar o local.

"O antigo proprietário disse que poderíamos fazer o que quiséssemos com a casa pois ela não era tombada" relata a Sra. Maria Lucia. "Naquele tempo, Itu era uma cidade onde proprietários e comerciantes tinham horror ao tombamento"

A Sra. Maria Lucia conta que esse não foi o seu primeiro contato com a casa, uma vez que já havia frequentado um antigo Jardim de Infância que funcionava no local. "Eu questionei meu marido se ele iria demolir parte da minha história. Sempre muito visionário, ele afirmou que pretendia restaurar o casarão para mostrar aos ituanos que uma joia do passado não deve ser demolida, mas sim preservada".

A porta principal do imóvel, segundo o arquiteto Luis Saia é "a segunda porta mais bonita do Brasil" - perdendo, na opinião dele, apenas para porta da Casa da Moeda no Rio de Janeiro.

Já em 23 de setembro de 1972, o herdeiro do trono brasileiro, D. Pedro Henrique de Orleans e Bragança esteve presente na cidade para inaugurar, na casa da família Caselli a placa alusiva à visita de 1884 quando ali estiveram seu pai, D. Luis ainda criança e sua avó a Princesa Isabel.

Doze anos mais tarde, 11 e 13 de novembro de 1984, D. Pedro Gastão de Orleans e Bragança visitou a cidade e foi recebido pelos Caselli desta vez para comemorar o centenário da passagem da família imperial por Itu.

A casa foi tombada em 1992 e por sugestão do IPHAN recebeu o nome de Casa Caselli. É o 1º imóvel urbano restaurado na cidade de Itu.
Ainda hoje é conservado pela Sra. Maria Lucia.